Mateus Solano afirma que não deu tapa em celular de fã em teatro no RS: 'Peguei e joguei debaixo da cadeira'
21/10/2025
(Foto: Reprodução) Mateus Solano afirma que não deu tapa em celular de fã em teatro no RS
O ator Mateus Solano fez uma publicação em suas redes sociais em que se pronuncia pela primeira vez sobre o vídeo em que aparece incomodado com o celular de uma espectadora que filmava a peça "O Figurante" em Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul, na noite de terça-feira (14).
"Achei o máximo a gente poder, através dessa polêmica, levantar um pouco essa questão da falta de educação do público, os limites de um e do outro, o limite do público, o limite de quem está no palco", disse o ator na publicação.
Solano diz ainda que não houve um tapa, mas, sim, que pegou o celular da mão do espectador e jogou embaixo da poltrona. Ele brinca, dizendo que agiu "como um trombadinha".
"A única coisa que eu fiquei me coçando para falar, mas eu resolvi deixar a poeira baixar, é que eu não dei tapa nenhum, nem no celular e muito menos em qualquer pessoa. Eu agi como um trombadinha: rapidamente peguei o celular, furtei o celular e joguei debaixo da cadeira. Fui ninja, consegui não parar o espetáculo", brincou.
Em nota enviada após o episódio de Santa Rosa, a assessoria do ator informou que "antes do início de cada sessão, a plateia é avisada quatro vezes para desligar seus aparelhos celulares, que atrapalham, e muito". Ainda, afirmou que o ator está disponível para arcar com o valor de reparos necessários no aparelho da espectadora. (confira nota abaixo)
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O g1 consultou a assessoria do Sesc, responsável pelo teatro, que confirmou que "o público foi avisado pela administração do espaço e pela equipe do espetáculo antes do início da apresentação sobre a proibição de captação de fotos e vídeos". (leia, abaixo, na íntegra)
Solano termina o pronunciamento dizendo que a polêmica foi importante para abordar as boas práticas durante um espetáculo teatral:
"É muito importante. tanto para quem está em cena. quanto para quem está na plateia. Realmente a luz do celular, a falta de atenção... O teatro não é captável, é um momento único", disse.
Mateus Solano se pronunciou após polêmica com celular de fã durante espetáculo em Santa Rosa (RS)
Reprodução/Redes sociais
O que diz a assessoria do ator
"Mateus Solano está há mais de um ano fazendo seu primeiro monólogo “O figurante” por todo país. Até agora, foram quase 200 apresentações assistidas por 100 mil espectadores. Antes do início de cada sessão, a plateia é avisada quatro vezes para desligar seus aparelhos celulares, que atrapalham, e muito, a quem está no palco e a quem está a volta; Inclusive, para que a experiência no teatro, que acontece ao vivo, seja desfrutada ao máximo por todos.
Nesse momento do espetáculo mostrado no vídeo, quem retira o celular da plateia é Ivana, uma das personagens interpretadas por Mateus, que circula pelo teatro e interage com o público ao longo da encenação.
“O figurante” segue em turnê pelo país, com diversas apresentações agendadas para as próximas semanas. Após cada sessão, Mateus Solano seguirá recebendo o carinho de seu público, inclusive para tirar fotos e receber abraços, como tem feito desde a estreia do projeto.
Por fim, Mateus Solano se prontifica a reparar algum dano que tenha causado ao aparelho."
O que diz o Sesc
"Sobre o episódio ocorrido durante a apresentação do espetáculo "O Figurante", em Santa Rosa, na última terça-feira, 14 de outubro, o Sesc/RS esclarece que, como ocorre tradicionalmente nos espetáculos teatrais, o público foi avisado pela administração do espaço e pela equipe do espetáculo antes do início da apresentação sobre a proibição de captação de fotos e vídeos. O Sesc/RS lamenta o ocorrido, pois tem como premissa o respeito tanto pelos artistas que se apresentam em nossos teatros, quanto pelo público que prestigia."
VÍDEOS: Tudo sobre o RS