Sindicância apura conduta de policiais filmados agredindo mulher no carnaval em São Borja, diz Brigada Militar
22/02/2024
Procedimento foi instaurado e deve ser concluído em 30 dias. Vídeo mostra momento em que ela é imobilizada, posta no chão e agredida. Caso teria começado após mulher jogar copo de cerveja contra a guarnição. Mulher é agredida por policiais durante carnaval em São Borja
Arquivo pessoal
O Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Oeste (CRPO FO) instaurou uma Sindicância Policial Militar para apurar a conduta de policiais militares (PMs) que foram filmados agredindo uma mulher com golpes de cassetete durante uma festa de carnaval em São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
De acordo com o CRPO FO, a sindicância tem 30 dias para ser concluída.
"Os fatos estão sendo apurados dentro nas normas e legislação vigente, observando-se os princípios da ampla defesa e do contraditório. O procedimento está sendo conduzido com responsabilidade e proporcionalidade, evitando o exacerbamento dos ânimos e apurando com imparcialidade todo o ocorrido", disse em nota.
O CRPO FO não respondeu se os policiais permanecem trabalhando em ações nas ruas, se foram deslocados para trabalho administrativo ou afastados enquanto a sindicância está em andamento.
Caso a sindicância aponte que houve excesso por parte dos policiais durante a abordagem, estão entre as punições advertência e até afastamento permanente da BM.
Policiais militares imobilizam e agridem mulher com golpes de cassetete durante carnaval no
O caso
Nas imagens (veja o vídeo acima), é possível ver o momento em que três PMs caminham em direção à mulher, e uma pessoa que estava com ela é levada por um quarto PM em direção a outro lugar. Em seguida, a mulher agarra uma policial pelos cabelos, momento em que começa a ser agredida com golpes de cassetete. Após, ela é agarrada por uma das policiais e imobilizada no chão. Outra policial avança sobre ela e começa a bater na mulher com um cassetete.
De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu na Avenida Presidente Vargas, no Centro da cidade. O episódio teria começado após um homem – aquele que aparece sendo conduzido pela BM para outro lugar – provocar os policiais, que estariam trabalhando para liberar o trânsito após a festa de carnaval.
Quando os policiais foram abordá-lo, a filha dele, que é a mulher que aparece no vídeo, teria atirado um copo de cerveja contra os PMs, o que teria desencadeado a confusão.
Segundo a Polícia Civil, a mulher foi levada para a delegacia, ouvida e liberada. Ela vai responder por lesão corporal, resistência e desacato. No registro de ocorrência, consta que os policiais teriam sofrido ferimentos leves, como arranhões.
Nota da Brigada Militar
"O Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Oeste (CRPO FO) comunica, em referência ao atendimento de ocorrência de desordem no evento de Carnaval de São Borja, instaurou uma Sindicância Policial Militar para apurar o procedimento operacional adotado na ação. O procedimento tem o prazo de 30 dias para conclusão. Os fatos estão sendo apurados dentro nas normas e legislação vigente, observando-se os principios da ampla defesa e do contraditório. O procedimento esta sendo conduzido com responsabilidade e proporcionalidade, evitando o exacerbamento dos ânimos e apurando com imparcialidade todo o ocorrido".
VÍDEOS: Tudo sobre o RS